Sweet Tooth – Vol. 1: Out of the Deep Woods (#1-5)

29.12.14



Não contém spoilers!

Tudo bem que esse ano foi um desastre pra mim em leituras, mas mesmo assim, fico feliz de saber que das poucas coisas que eu li, Sweet Tooth está entre elas. O quadrinho, criado e ilustrado pelo canadense Jeff Lemire, conta a história de um menino de nove anos chamado Gus e prende nossa atenção por se passar em um universo pós-apocalíptico que nos é revelado aos poucos pela história, atiçando a nossa curiosidade para juntarmos as peças do quebra-cabeça e entendermos o que está acontecendo nessa realidade.

Criado por seu pai em uma cabana isolada no meio de uma floresta, Gus é um menino que nasceu com chifres de veado, e que precisa aprender a se virar após a morte de seu pai. Forçado a deixar a proteção da floresta ao ser descoberto por estranhos, Gus logo percebe porque seu pai queria mantê-lo longe da humanidade: o nascimento de crianças com características de animais, como ele, coincidiu com a morte de milhares de pessoas por conta de uma doença misteriosa. Tidos como a causa dessa doença, essas crianças especiais passaram a ser perseguidas pelas pessoas, restando poucas delas no mundo, entre elas, Gus.

Durante o primeiro volume – Out of the Deep Woods –, que vai da edição 1 a 5, vemos Gus começar a enfrentar o mundo real com toda sua hostilidade e violência, sob a proteção de Jepperd, um homem extremamente forte e badass, que salva Gus de uma situação de perigo e promete levá-lo para a Reserva, um lugar que poucos acreditam realmente existir, mas que se diz ser um santuário de proteção a crianças como ele. A conclusão desse primeiro volume, ainda que um pouco previsível, é boa e nos deixa curiosos para ver o que vai acontecer em seguida.

Todo o clima pós-apocalíptico, violento e misterioso da narrativa é muito bem representado pelas ilustrações de Lemire, sempre muito secas, estilizadas e, por vezes, rabiscadas. A narrativa também se beneficia da narração em primeira pessoa, feita por Gus, o que estabelece um belo contraste entre a ingenuidade, fragilidade e doçura do menino com relação ao que ele vivencia no mundo hostil dos homens. Aliás, o apelido que recebe de Jepperd, "Sweet Tooth", é muito representativo do personagem, pois remete não só ao fato de Gus adorar comer doces, como também às suas palavras e pensamentos, sempre muito simples, singelos e inocentes.

O quadrinho é de fácil leitura, mesmo em inglês, pois aposta muito mais na linguagem visual do que na escrita, o que é ótimo pois assim também dá pra ler tudo rapidinho. Originalmente Sweet Tooth foi publicado nos EUA pela Vertigo, entre 2009 e 2013, totalizando 40 edições. Pra quem tiver interesse na edição nacional, o quadrinho está sendo publicado pela Panini e o primeiro volume se chama "Saindo da Mata" por aqui. Taí, aprovado e recomendado! Em 2015 eu volto pra comentar os próximos volumes!

You Might Also Like

2 comentários

  1. Olá Marcia tudo bom?
    Já li o volume 2 e só te digo uma coisa: o trem fica muito bom hahaha.
    Não sei como em qual pé está as edições aqui no Brasil, por que desisti de comprar por conta do esgotamento e da má distribuição e tal e estou utilizando dos encadernados importados mesmo. Mas apoio o que você disse a respeito da leitura em inglês, para quem tá começando é muito bom (salvo algumas palavras né...enfim) por que apela muito para o visual. Pra lá de recomendado e parabéns pela resenha/blog ^^
    Abraços!!!

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe